Textos

Sobre vizinhos e vuvuzelas
Aprendi lendo uma crônica de Luís Fernando Veríssimo : vc conhece seu vizinho pelo tipo de lixo que ele joga fora e pelos hábitos na dispensação de seu lixo doméstico . O meu vizinho lá do fim da rua, por exemplo, jogou fora hoje um monte de caixas de papelão e junto delas uma desmaiada " vuvuzela".Amarela.Em silêncio. Como um último vestígio que revela o íntimo de seu dono.

Foi muito soprada a vuvuzela: primeiro nas " jornadas de junho" de 2013 lá na avenida Paulista.Depois na trágica copa do mundo onde o Brasil mandou Dilma tomar no ...e dá-lhe de vuvuzela!Mais tarde a mesma seria usada para tentar ganhar a Copa do mundo, mas calou- se no 7X1 contra a Alemanha. Voltou para a casa no fim da minha rua em silêncio e amarela de vergonha.Foi guardada no armário até o próximo panelaço pró- impeachment.Em abril de 2014 foi tocada exaustivamente e no final histericamente comemorando a derrocada da democracia e a saída de Dilma SEM crime de responsabilidade.

Mas não parou aí a saga da vuvuzela do meu vizinho do final da rua: essa mesma que vos fala foi obrigada a ouvi-la durante cada Campeonato onde um certo time coxinha ia jogar.Tambem trabalhou nas Olimpíadas, a vuvuzela. Na prisão de Lula SEM PROVAS, o instrumento quase disparou e o meu vizinho quase infartou : até que enfim prenderam o nove dedos responsável por, entre tantos feitos, retirar o Brasil do mapa da fome na ONU.

Finalmente teve muitos minutos de fama a vuvuzela, ao trabalhar pró-eleição de Bozo pois " Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" e uma vuvuzela bem soprada entusiasma a galera . BolsoNAZI ganhou a eleição : nunca mais essa " besteira" de Bolsa Família pois " o certo é NÃO DAR O PEIXE a quem não sabe pescar".Vuvuzela alta e gritando de alegria: a empregada do meu vizinho do fim da rua ia parar com aquela mania adquirida nos governos Lula e Dilma de ir para o Nordeste de avião (Não é certo isso!). Cada um tem que fazer por merecer, não é mesmo? Tambem comemorou com vuvuzeladas intermitentes o fim do FIES, do PROUNI, do Ciência sem Fronteiras.E a vuvuzela, já meio gasta, foi retirada do armário na posse do Bozão . Nem chegou a ser guardada pois em seguida à posse , veio o primeiro grande feito do " capitão" que precisou ser comemorado com o som da corneta: FORA MÉDICOS CUBANOS!Chega de Comunismo no Brasil!Afinal, " aqueles infiltrados comunistas" nem médicos deveriam ser...E os médicos brasileiros darão conta do recado, irão para as periferias, para o sertão, para os alagados, para o fim do mundo....Vamos soprar a vuvuzela!

Hoje estranhamente a vuvuzela do meu vizinho do final da rua parecia uma flor amarela murcha.Meio que escondida de vergonha entre caixas de papelão.
O lixeiro passou, recolheu o lixo todo mas não levou o instrumento....Porque lixeiro que é lixeiro tem consciência política e não vai sujar o caminhão de lixo com aquele objeto golpista, né mesmo?

Outra hora comentarei sobre o lixo da minha vizinha frente à minha casa...

Marcia Tigani
MARCIA TIGANI
Enviado por MARCIA TIGANI em 23/03/2019
Alterado em 24/03/2019


Comentários


Imagem de cabeçalho: jenniferphoon/flickr